PADRE SÁTIRO DANTAS, MESTRE DE TODOS OS TEMPOS, FOI REITOR DA UERN

domingo, 13 de março de 2022

SÁTIRO CAVALCANTE DANTAS


PADRE SÁTIRO, AINDA JOVEM, CHEGANDO DE MOTOCICLETA AO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA (ARQUIVO PESSOAL
)

“Na estrada existencial do Colégio Diocesano Santa Luzia, chamado anteriormente Gynasio Sancta Luzia; Colégio dos Padres, foram ficando na história marcos significativos não só na trajetória educacional, como também, na participação das iniciativas progressistas da terra potiguar.”

Padre Sátiro também confessou: “Eu tenho uma história de amor com essa escola. O meu sacerdócio é conjugado com a minha vida educacional, e sempre frisei isso. Eu dava uma aula com a mesma seriedade com que celebrava a missa.”

E acrescentou: “O Diocesano sempre teve a missão de educar. Quando você educa, leva os conhecimentos, o conhecimento leva a formação ética, moral e da alma dos estudantes. Imbuído no propósito de educar, reconheço que sempre tive uma visão muito clara sobre o futuro e sempre trabalhei com um pé no presente e outro no futuro.”

Padre Sátiro recorda que nas salas do Colégio Diocesano, surgiram encontros e debates sobre criação de instituições e movimentos empreendedores do progresso, como exemplos, a erecção da Diocese de Mossoró, a oficialização da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, a fundação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mossoró.

Em seu arquivo registro de matrículas encontram-se nomes expressivos que exerceram ou exercem funções públicas ou privadas no cenário nacional, estadual e municipal, governadores, senadores, deputados, prefeitos, desembargadores, juízes, vereadores, homens de letra, jornalistas, empresários, funcionários e outros cuja presença contribuiu para vida econômica e social do Rio Grande do Norte e do Brasil.

“Tudo isso é possível, devido à soma de esforços dos seus Bispos, direção, coordenação, professores, auxiliares, alunos e a confiança das famílias que escolhem esse espaço para educação de seus filhos.

Padre Sátiro continua pároco da capela de São Vicente e diretor presidente da Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte (FUNCERN), mantenedora do Mosteiro de Santa Clara e da emissora de rádio FM Santa Clara (105,1).

Durante o seu direcionamento nesse colégio, ele edificou várias obras, tais como: a criação da Universidade Infantil (UNIFAM); construiu o Parque Poliesportivo (Ginásio Carecão), salas de aula, salas ambientais e a capela ecumênica etc.

FONTE – JORNAL DE FATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS

  Em junho de 2013, ao celebrar 57 anos de capelão da capela de São Vicente, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas foi reconhecido por Mossoró ...