PADRE SÁTIRO DANTAS, MESTRE DE TODOS OS TEMPOS, FOI REITOR DA UERN

domingo, 13 de março de 2022

 


PADRE SÁTIRO COM AS IRMÃS CLARISSAS (FOTO: MOSTEIRO DE SANTA CLARA)

MOSTEIRO CONSTRUÍDO PELAS MÃOS EDIFICANTES DO PADRE SÁTIRO

Pela mãos santas e edificantes do padre Sátiro Cavalcanti Dantas, a pequena pastoral de Santa Clara, no bairro Dom Hélder Câmara (zona leste de Mossoró), se transformou em um grande santuário. Foi lá que o padre educador realizou um de seus maiores feitos em relação ao trabalho religioso: a construção do Mosteiro de Santa Clara.

Essa história começa na segunda metade da década de 90 quando a Comunidade do Mosteiro Santa Clara, de Campina Grande (PB) aprovou a fundação do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, em Mossoró.

O mosteiro foi idealizado pelo padre Sátiro, que contou com doações de seus paroquianos para construção, como também da ajuda das benfeitoras chamadas de “Filhas de Santa Clara” e de vários segmentos da sociedade, além do Governo do RN e da Prefeitura de Mossoró. A obra ficou pronta em 1998.

Quando seminarista, após concluir o curso de Filosofia, o bispo diocesano de Mossoró, dom João Batista P. Costa, mandou-o cursar Teologia em Roma. Ele ficou hospedado no Colégio Pio Brasileiro, estudando na Universidade Gregoriana. O bispo recomendara que entrasse em contato com o Mosteiro das Carmelitas. “Falou-me que procurasse uma irmãzinha do mosteiro, o que fiz realmente, sendo minha primeira experiência com a vida contemplativa, visitando-a mensalmente nos cinco anos de Roma”, recorda.
Segundo o padre Sátiro, era uma espécie de amizade espiritual, “ao ponto de ter celebrado minha segunda Missa no Carmelo. Informei-me também sobre a vida dos monges trapistas”, lembra.
Ao completar 25 anos de sacerdote, padre Sátiro evitou toda comemoração, optando por iniciar uma obra de assistência aos necessitados na periferia de Mossoró, conhecida como “Forquilha”, fazendo surgir, daí, a Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte (FUSERN), mantenedora de várias unidades e responsável pela construção do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis.

O pedido de fundação mosteiro foi formalizado pelo padre Sátiro e acolhido pela madre Cecília. No dia 8 de agosto de 1999, chegaram as irmãs fundadoras: Francis Clara, Maria Anchieta, Maria Guadalupe e Mariana Clariana (a frente do grupo).

A inauguração ocorreu em 11 de agosto de 1999, com a santa missa celebrada pelo bispo diocesano de Mossoró dom José Freire de Oliveira Neto, com participação de dom Jaime Vieira Rocha (então bispo de Caicó) e ainda de padres, religiosos da região e das irmãs externas de Caicó.

Do início da Fundação até o ano de 2005, a comunidade passou por várias mudanças, inclusive o retorno de algumas Irmãs ao Mosteiro Fundador e em Setembro de 2005.

A pedido das Irmãs, vieram algumas irmãs do Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe das Américas (Caicó), colaborar em espírito de unidade e em maio de 2008 o mosteiro de Caicó assumiu a jurisdição desta fundação.

No dia 24 de outubro de 2010, foi promulgado o decreto da ereção canônica do mosteiro, durante a celebração eucarística presidida pelo nosso bispo diocesano dom Mariano Manzana e concelebrada pelos padres Sátiro, Guimarães e Augusto. O documento da Santa Sé tem data de 17 de julho de 2010 (providencialmente este dia, é tido como a data do nascimento de nossa Mãe Santa Clara).

Aos 28 de janeiro de 2011, realizou-se o primeiro Capítulo Eletivo, elegendo como primeira abadessa a madre Maria Auxiliadora do Pai Eterno, que ainda continua no governo do mosteiro, sendo reeleita com postulação em 2017 para mais um triênio.

 

Padre Sátiro celebrando missa na Comunidade de Santa /clara

FM SANTA CLARA PARA TRANSMITIR CONHECIMENTO

A primeira emissora de rádio educativa de Mossoró foi conquistada pela visão de futuro do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Certa vez, ele disse que via a comunicação social como ferramenta responsável por transmitir conhecimento e desencadear desenvolvimento. Pouco tempo depois, a Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte (FUSERN), fundada e presidida por ele, colocava no ar a FM Educativa Santa Clara (FM 105,1).

Colocar no ar a primeira emissora FM de Mossoró, com perfil educativo, foi uma iniciativa audaciosa, mas que estava alicerçada por um projeto bem elaborado pelo padre educador.

A 105 FM, como é mais conhecida dos ouvintes, foi inaugurada em 18 de maio de 1988. Ela foi a primeira emissora a operar em Frequência Modulada (FM) em Mossoró.  Além de cobrir a capital do Oeste, a FM educativa alcança os municípios de Areia Branca, Tibau, Grossos, Serra do Mel, Governador, Upanema, Felipe Guerra, Apodi, Baraúna; entre outros.

O maior diferencial da FM 105 é o formato de sua programação, a emissora é também a primeira, e única, emissora local a adotar uma programação com padrão Adulto/Contemporâneo. A opção por esse formato de programação também faz parte de uma estratégia de mercado, cujo intuito é atingir um público-alvo qualitativo com maior poder de compra.

A programação bem elaborada povoada pelos grandes clássicos da MPB e música internacional, a comunicação objetiva, as notícias, são elementos que favorecem a sua retransmissão em ambientes variados, sempre agradando a todos os segmentos da sociedade e todos os que buscam no rádio uma ruptura com o paradigma do rádio convencional.

O sucesso da 105 FM, capitaneado pela sua programação, é uma realidade, atualmente pode-se afirmar que a emissora é a rádio mais ouvida pelas classes A e B adulta.

FONTE – JORNAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS

  Em junho de 2013, ao celebrar 57 anos de capelão da capela de São Vicente, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas foi reconhecido por Mossoró ...