PADRE SÁTIRO DANTAS, MESTRE DE TODOS OS TEMPOS, FOI REITOR DA UERN

domingo, 13 de março de 2022

SÁTIRO CAVALCANTE DANATAS

 


PADRE SÁTIRO NO ADRO DA CAPELA DE SÃO VICENTE, EM 2013

O "NÃO" PARA A POLÍTICA PARTIDÁRIA

O trabalho religioso e em defesa da educação chamou a atenção de grupos políticos, que tentaram inserir o padre Sátiro Cavalcanti Dantas na política partidária. Nas eleições municipais de 1972, o padre educador foi tentado a ser candidato a prefeito. Era nome forte, embora ele não entendesse assim, para enfrentar uma das alas da tradicional família Rosado.

O governador Aluizio Alves, maior liderança política do Rio Grande do Norte, veio a Mossoró fazer o convite a padre Sátiro. Acompanhado de lideranças locais, Aluizio argumentou que o religioso estava pronto para administrar Mossoró e que, naquele momento, era o melhor.
Antes de Aluizio Alves concluir o discurso, padre Sátiro pediu a palavra para agradecer a lembrança, mas não aceitar o convite. “Não iria discursar em palanque com a mesma seriedade com que rezava uma missa”, justificou.

Padre Sátiro, se tivesse aceitado o convite, disputaria as eleições com Jerônimo Dix-huit Rosado Maia. Naquele ano, Dix-huit foi eleito pela primeira vez prefeito de Mossoró. Depois, Dix-huit ganharia mais duas eleições para prefeito, em 1982 e 1992.

Tempos depois, padre Sátiro, ao abordar o assunto, disse: “Não aceitei o convite porque tinha consciência que tinha poucas chances de ser eleito, mas se tivesse ousado e fosse eleito, tentaria resolver o problema da saúde de Mossoró.”

Apesar de dizer “não” ao convite feito por Aluizio Alves, o padre Sátiro não repudia a política. Pelo contrário. Ele tem raízes políticas na família: seus tios Israel Nunes (foi, por cinco vezes, deputado estadual) e Licurgo Nunes (foi prefeito de Pau dos Ferros por duas vezes).

FONTE – JRONAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS

  Em junho de 2013, ao celebrar 57 anos de capelão da capela de São Vicente, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas foi reconhecido por Mossoró ...