PADRE SÁTIRO DANTAS, MESTRE DE TODOS OS TEMPOS, FOI REITOR DA UERN

domingo, 13 de março de 2022

SÁTIRO CAVALCANTE DANTAS

 


DIOCESANO: "EU TENHO UMA HISTÓRIA DE AMOR COM ESSA ESCOLA"

Em 8 de junho de 2016, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas anunciou a sua saída da direção geral do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) de Mossoró, depois de mais de cinco décadas à frente do tradicional “Colégio dos Padres”. Tomado pela emoção, Sátiro pediu ao bispo dom Mariano Manzana que aceitasse a sua decisão e que nomeasse o padre Charles Lamartine para o cargo.

A decisão do padre educador surpreendeu aos convidados da solenidade de posse do novo diretor pedagógico da Faculdade Diocesana, padre Américo Leite. A sua saída da direção geral do colégio, porém, não o afastou do estabelecimento de ensino. Naquele momento, Sátiro também pediu que o colégio o obrigasse, deixando-o morar no que ele considera o seu próprio lar.

Um material jornalístico produzido pela própria Diocese de Mossoró afirma que a história de vida de padre Sátiro se confunde com a história do Colégio Diocesano. Ele assumiu o cargo de diretor em 1961, nomeado pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto para suceder a gestão do cônego Francisco Sales, do qual era o vice.

Por 55 anos, padre Sátiro dedicou a vida ao Diocesano. Por suas mãos, o “Colégio dos Padres” cresceu e se desenvolveu e gerações inteiras foram educadas sob o seu olhar. Nas comemorações dos 104 anos do colégio, em 2005, ele deu o seguinte depoimento:

FONTE – JORNAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS

  Em junho de 2013, ao celebrar 57 anos de capelão da capela de São Vicente, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas foi reconhecido por Mossoró ...